[6956] Estabilização de lastro ferroviário por meio da técnica de tube-à-manchette instalada horizontalmente
Tratamento e melhoria de solos
MAX GABRIEL TIMO BARBOSA
, MAX VALÉRIO RODRIGUES BARBOSA, ANDRÉ PACHECO DE ASSIS, RENATO PINTO DA CUNHA
As ferrovias costumam ser extensas e suscetíveis a diferentes tipos de condições geotécnicas ao longo de seus trilhos. Devido a esta variabilidade de condições geotécnicas ao longo das extensões ferroviárias, surgem diferenças entre o relatório de investigações geotécnicas e as condições reais do local. Devido às condições imprevistas do subsolo, uma ferrovia no Brasil teve trepidações em vários pontos do lastro, o que exigiu soluções para estabilizar o solo nesses locais. A técnica de tube-à-manchete instaladas horizontalmente foi projetada para remediar esses problemas, o que exigiu adaptações especiais da máquina, discutidas no artigo. Este artigo também apresenta e discute o controle de pressões e volumes de injeção, o monitoramento dos lastros ferroviários e as simulações numéricas que foram feitas para auxiliar a compreensão do processo. Finalmente, o artigo também fornece algumas recomendações para trabalhos similares.
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