9º SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA
3ª FEIRA DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA

4 A 6 DE JUNHO DE 2019

LOCAL: TRANSAMERICA EXPO CENTER

Sefe 9

ANAIS DO CONGRESSO

Palavras dos Presidentes


A ABEF – Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia foi constituída em 1980 e, a partir de 1985, passou a realizar, a cada três anos, o SEFE – Seminário de Engenharia de Fundações e Geotecnia, atendendo à demanda do setor por troca de conhecimento e constante aprimoramento de suas tecnologias, tanto na esfera acadêmica como no âmbito prático, tendo o seminário sido enriquecido com o advento da feira que se realiza, simultaneamente, no mesmo espaço, desde a edição de 2012, com grande exposição de fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços correlatos.

O sucesso do evento, que se transformou no maior, desse setor, em todo o Hemisfério Sul, deve-se a seus idealizadores, os Diretores e Conselheiros que nos precedem, mas, principalmente, às empresas associadas, aos patrocinadores, aos colaboradores da ABEF e ao empenho das entidades coirmãs, ABEG e ABMS, verdadeiro manancial de conteúdo científico de engenharia de fundações e geotecnia no Brasil, além da importante colaboração do DFI - Deep Foundations Institute, sediado nos Estados Unidos da América.

Por conta do SEFE, a ABEF possui um dos maiores acervos de estudos de especialistas, mestres e doutores de engenharia de fundações e geotecnia do Brasil e do exterior, textos impressos e digitalizados, riquíssimo material que permanece disponibilizado a pesquisadores e demais interessados no tema.

Devido à terrível crise político-econômica que atingiu nosso país, intensificada entre o segundo semestre de 2015 e fins de 2018, optou-se por adiar esta nona edição do SEFE para a presente data, ou seja, 4, 5 e 6 de junho de 2019, sendo que, ainda enfrentando severas adversidades, envidamos os maiores esforços para a realização de um grande evento, focando, o quanto mais possível, nas questões práticas da engenharia de fundações e geotecnia, com demonstração de casos de obra e soluções aplicadas com sucesso, mantendo, ainda assim, um rico conteúdo científico-acadêmico.

Juntamente com meus pares (demais Diretores e Conselheiros da ABEF), agradeço a todos que fizeram do SEFE 9 mais um evento de grande sucesso para todos nós!

Eng. Gilberto Vicente Manzalli
Diretor Presidente da ABEF


É com enorme satisfação que a ABEG - Associação Brasileira das Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica participa da organização da nona edição do Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia - SEFE 9.

Após um período de grave recessão, é muito bom ver a ABEF capitaneando esse evento, trazendo um sopro de esperança na recuperação do setor da construção civil, especialmente na nossa área de atuação.

Sabemos das dificuldades de se viabilizar um evento desta magnitude, mas a ABEF tem mostrado competência ao longo dos anos, com sucessos repetidos dos SEFEs passados, e certamente este evento será coroado de pleno êxito.

Acreditamos que este SEFE será mais uma vez de excelente qualidade, com apresentação de trabalhos de cunho prático, conforme recomendação da comissão organizadora, mostrando a enorme capacidade do nosso setor, quer seja na execução de obras de geotecnia, como na elaboração dos projetos.

Ilan D. Gotlieb
Presidente da ABEG


A parceria entre as associações ABEF, ABMS e ABEG é bem antiga. Temos muito associados e eventos em comum.

O Sefe e o Cobramseg, organizados por tais associações, são os maiores eventos de geotecnia no Brasil. Envolvem milhares de participantes, com apresentação de soluções inovadoras e relevantes trabalhos técnico-científicos sobre aspectos de projeto, execução, controle e desempenho de obras geotécnicas.

A ABMS se orgulha de estar presente na 9ª edição do Sefe. O expressivo número de artigos submetidos, bem como a sua qualidade, são sinais de que temos uma engenharia geotécnica nacional competente e pronta para responder aos desafios da retomada do desenvolvimento econômico do Brasil.

Alexandre Duarte Gusmão
Presidente da ABMS


É com grande satisfação que iniciamos o SEFE 9 – Seminário de Fundações Especiais do ano de 2019 fruto de árduo trabalho de associações, empresas e profissionais que lutam para deixar acesa a luz de esperança e fé no futuro da engenharia do Brasil. Nos últimos anos a indústria da construção civil sofreu um duro golpe com a recessão que nos deixou atônitos e aturdidos. Esta recessão atingiu muito fortemente o setor de Geotecnia, em particular o de Fundações. Empresas e profissionais de larga competência e experiência sucumbiram em meio à derrocada ética, moral e política do Brasil. A realização do Sefe é um pequeno passo de uma caminhada em direção à recuperação da importância do trabalho do engenheiro geotécnico.

Independentemente da atual situação, a participação dos profissionais do setor foi intensa e vibrante. Foram mais de duzentos resumos apresentados e mais de cem artigos submetidos ao Seminário, mostrando a força, a coragem e a persistência dos engenheiros geotécnicos em seguir adiante.

Neste SEFE 9, foi solicitado aos palestrantes, participantes das mesas e autores de artigos que dessem ênfase especial a casos de obras, reportando soluções ou técnicas inovadoras que permitiram a realização ou condução das obras com sucesso, rapidez e economia. As diversas soluções aplicadas são analisadas nos artigos apresentados e mostram a engenhosidade dos profissionais de Geotecnia.

Os temas do Sefe 9 são Fundações, Estabilizações de Encostas, Escavações Urbanas, Tratamento e Melhoria dos Solos, Reforço de Fundações e Fundações submetidas à tração.

Haverá palestras especiais mostrando casos de obra, como o reaprumo do bloco B do Edifício Nuncio Malzoni em Santos, o interessante caso da estabilização de uma encosta na Serra do Mar e o novo tema sobre fundações de Torres Eólicas, novidade entre nós e que segue padrões internacionais diferentes de nossos padrões de projeto. Também participarão membros representativos do DFI – Deep Foundation Institute , parceiro da ABEF, em palestras que mostrarão casos de obra, como o que abordará a estabilização de encostas com utilização de fundações profundas, o histórico do desenvolvimento dos equipamentos de paredes diafragma desde a década de 1970 até as modernas máquinas de hoje e, por fim a utilização de misturas de solo cimento para compor sistemas de suporte de escavação urbana.

Os mini-cursos, importantes para o aperfeiçoamento técnico e nem sempre disponíveis com regularidade contam com renomados professores da prática e da Academia. Irão tratar de assuntos relevantes para a prática profissional como interpretação dos ensaios CPT, execução de tirantes, estabilização e tratamento de solos moles, dimensionamento de rebaixamento de lençol freático e análise de ensaios de carregamento dinâmico. Os mini-cursos são sempre muito procurados, pois proporcionam informação de qualidade e são realizados em um único local, facilitando a participação dos interessados.

As mesas redondas com temas atuais, relevantes e participação ativa do público, com bastante aceitação no último Seminário, voltam mais dinâmicas. Tratarão, entre outros, de temas que tiveram normas recém-publicadas, ou em andamento ou em consulta pública. Tirantes, Solos Reforçados e Fundações se enquadram nestas categorias. Outros temas importantes e relevantes são Interação Fundação-Estrutura, Riscos associados a Obras Geotécnicas, fundamental, atual e importante e por fim, Contratos, Responsabilidade Civil e Seguro de Obras Geotécnicas, com um time de especialistas no assunto.

Todos os artigos serão apresentados tanto em plenárias, como em painéis. É a oportunidade de esclarecer algum ponto do artigo que porventura tenha causado dúvida ou necessite de mais aprofundamento.

Espero que o SEFE 9 corresponda aos anseios de todos aqueles que desejam ampliar seu horizonte pessoal de conhecimento técnico e que tal conhecimento possa se disseminar e contribuir para o crescimento dos engenheiros e da Engenharia Geotécnica no Brasil.

Por fim, agradeço a todos que colaboraram para a realização deste SEFE 9, a ABEF, a ABEG, a ABMS, à Comissão Organizadora , à Comissão Técnica, aos revisores, aos palestrantes , aos participantes das mesas, a todos os autores e, agradecimento especial à engenheira Fernanda Nabão, que trabalhou árdua e incessantemente para a realização e sucesso deste evento.

Frederico Falconi

voltar